CCJC aprova projeto que regulamenta a profissão de agente cultural de moda e beleza

CCJC aprova projeto que regulamenta a profissão de agente cultural de moda e beleza
Mercado da Beleza - Agentes Culturais de Moda e Beleza

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 4747/16, de autoria do deputado federal Ricardo Izar, que regulamenta o exercício da profissão de agente cultural especializado em moda e beleza.

Para o deputado, o reconhecimento e regulamentação das atividades específicas dos “agentes culturais em moda e beleza” merecem especial destaque. “A aprovação do PL vai oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais dessa área e para os consumidores, além de garantir a segurança do serviço prestado”, comentou.

Apesar das atividades de barbeiros, cabeleireiros e outros profissionais do universo da beleza existirem desde 1932 no Brasil, sempre foram distintas socialmente e juridicamente.

O mercado da beleza

O importante e singular mercado da beleza tem como uma das figuras mais engajadas, o importante gestor e líder da área, presidente do Pró-Beleza Brasil, Márcio Michelasi. “A regulamentação dos agentes culturais em atividades de moda e beleza permite, sobretudo, que estes trabalhadores saiam da informalidade e passem a ter coberturas legais, tais como previdenciárias, tributárias e de segurança jurídica, elementos essenciais para o desempenho de uma atividade organizacional de tamanha importância”, ressaltou.

Márcio também é escritor, educador, psicanalista, Consultor de Negócios de Beleza e membro do Intercoiffure’s e acredita a ampliação da lista de cursos certificados e a regulamentação vão resultar em novos postos de trabalho. “A proposição, como aprovada, permite que uma série de habilitações do segmento da gestão cultural e de beleza passem a ser requisitos para formação de novos profissionais, o que resulta no aumento de cursos de formação, o que por sua vez resulta no aumento da demanda de capacitação de novos agentes culturais ao mercado”.

Para Márcio, a decisão poderá incentivar mais avanços no setor. “A proposição já engrandeceu muito este setor de serviços em vários sentidos. Antes, o que era apenas considerada apenas uma mera atividade amadora passou a ser vista como um veículo de comunicação entre setores da moda e beleza que são interdependentes”, explicou.

O que faz um agente cultural de moda e beleza?

Um agente cultura de moda e beleza é o profissional que utiliza métodos, práticas e estudos com base nos conhecimentos humanos, folclóricos, artísticos e históricos do segmento de moda e beleza para promover e incentivar atividades individuais ou coletivas voltadas ao bem-estar, entretenimento, desporto, lazer e educação complementar.

Além de resgatar conhecimentos e saberes culturais locais ou universais – através de concursos de moda e beleza, desfiles – o setor fomenta a criação de espaços para divulgação e valorização da comunidade, como forma de reafirmação da cultura local, valorização dos saberes e garantia de trabalho e renda.

Conheça as ocupações no mercado:

  • Diretor e Produtor de Projetos de Moda e Beleza
  • Produtor de Concursos de Beleza
  • Educador, Treinador ou Coaching de Técnicas de Moda e Beleza
  • Consultor de Moda ou Personal Styllist
  • Estilista e Designer de Moda; Visagista e Designer de Beleza
  • Modelo e ou Manequim
  • Missólogo
  • Miss ou Mister Profissional
  • Booker ou Agente de Modelos
  • Scouter
  • Coordenador de Desfile
  • Coreógrafo de Desfile
  • Manager ou Gestor de Moda e Beleza
  • Digital Influencer
  • Blogueiro
  • Youtuber ou Vlogger de atividades específicas de Moda e Beleza

Concursos de beleza

Nesta segunda-feira (10), foi comemorado os 86 anos de concursos de beleza profissionais do Brasil. O Miss e Mister Brasil Oficial é um dos eventos mais tradicionais do segmento de agentes culturais de moda e beleza. Reúne os mais diversos profissionais da cadeia produtiva (cabeleireiros, visagentes, designer de modas, produtores, misses, místeres e inúmeros agentes culturais), cujo patrono da causa é o deputado Ricardo Izar.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu