Mais envolvimento de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos.

Mais envolvimento de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos.

Projeto do deputado Ricardo Izar, que prevê maior envolvimento de pais e responsáveis na evolução pedagógica dos alunos, é aprovado na comissão de seguridade social.

O projeto de lei No 2.322, DE 2015. Do deputado Ricardo Izar (PP) avança nas comissões da câmara. O projeto prevê dispositivos legais que garantem maior integração de pais e responsáveis na condução pedagógica do ensino, aprendizagem e comportamental de seus filhos no ambiente escolar.

Segundo o Deputado “Quando os pais participam da educação de seus filhos eles aprendem mais e melhor. Com o apoio da família se sentem motivados, seguros, estimulados com vontade de aprender. Com o estabelecimento dos vínculos de parceria entre os educadores e os pais o aprendizado se torna mais significativo e eficiente.”

Ele destaca ainda que apesar de ser algo reconhecidamente positivo, não há nada para regulamentar ou incentivar essas praticas “Apesar do consenso acerca da necessidade da participação dos pais, ou responsáveis, no acompanhamento pedagógico dos filhos, a oferta de momentos específicos para essa ação é pouco sistematizada, pouco respeitada, acontecendo de forma meramente ritualística, quando acontece.”

Reconhecendo que várias escolas ou não ofertam espaço para essas reuniões ou encontros ou o fazem raramente, apenas quando as crianças apresentam algum problema muito importante. E sabendo também por outro lado, os pais encontram muita dificuldade em participar de reuniões de acompanhamento pedagógico dos filhos, principalmente porque trabalham e não há previsão de tempo disponibilizado para que possam participar de forma sistemática e efetiva.

O deputado acredita que pode contribuir para que essa relação fique mais frequente e benéfica para todos. O Projeto agora segue para a comissão de educação e deve ser analisado em breve.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu