Estudantes brasileiros do ensino médio não aprendem o básico em português e matemática

Estudantes brasileiros do ensino médio não aprendem o básico em português e matemática
Estudantes do Ensino Médio

Dados do Ministério da Educação (MEC) apresentam resultados negativos relacionados ao ensino médio brasileiro. O Brasil encontra-se praticamente estagnado desde 2009, quando o assunto é qualidade da educação – o que prejudica o desenvolvimento social e econômico do país.

As noções básicas de português e os fracos resultados em matemática preocupam especialistas. Cerca de 70% dos estudantes que concluíram os estudos, não estão preparados para o mercado de trabalho. A pesquisa foi feita pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e foram apresentadas no dia 30 de agosto pelo MEC.

A média alcançada em português é de 268 pontos, colocando o Brasil no nível 2, em uma escala que vai de 0 a 8. O nível 3 é considerado insuficiente pelo Ministério da Educação. A partir da média 4, o nível educacional é avaliado como básico e o nível 7, avançado. O estudo mostra que na prática a maioria dos brasileiros não está preparada para reconhecer uma crônica ou identificar as principais informações de uma reportagem.

Enquanto isso, em matemática, a média calculada foi de 270 pontos, colocando o país no nível 2, em uma escala de 0 a 10. Seguindo o grau de língua portuguesa, os estudantes recém formados no ensino médio não são capazes de resolver problemas simples com soma, subtração, multiplicação e divisão.

Disparidades

Independente de classes sociais, o nível educacional no país mostra-se baixo. Os mais ricos se encontram no nível 3, em português, considerado ainda insuficiente, enquanto os mais pobres estão no nível 2. A diferença em matemática é maior. Os mais pobres estão no nível 2 e os mais ricos estão no nível 4, considerado básico.

Pela primeira vez a pesquisa foi feita em todas as escolas públicas e não por grupos de escolas, enquanto nas escolas privadas a avaliação seguiu de forma amostral. A classificação é do SAEB e as provas foram aplicadas aos alunos do último ano do ensino médio, em 2017.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu