Índice de vacinação contra sarampo está abaixo do esperado

Índice de vacinação contra sarampo está abaixo do esperado
vacina_izar

Com o aumento do número de casos de sarampo registrados no Brasil, a importância da vacinação voltou à discussão. Segundo dados do Ministério da Saúde, 20 estados mais o Distrito Federal estão abaixo da meta de imunizar 95% das crianças. Amazonas e Roraima enfrentam um surto da doença. Além disso, Rondônia, São Paulo e Rio Grande do Sul registraram casos do vírus.

A forma mais segura de prevenir o sarampo é imunizando a população com vacina. O Ministério da Saúde indica que os maiores de 26 anos que não tiveram contato com a doença devem tomar a vacina. Apenas os brasileiros acima dos 50 anos não precisam imunizar, uma vez que já devem ter tido contato com a doença, em algum período da vida.

A preocupação não é à toa. Uma criança de 7 meses morreu no dia 28 de junho, em Manaus, depois de contrair o sarampo. A doença que era considerada erradicada no Brasil pela Organização Mundial da Saúde (OMS) volta a preocupar as autoridades. Quem tem até 29 anos deve tomar duas doses da vacina. Pessoas acima dos 30 tomam apenas uma dose.

A vacina pode ser encontrada tanto em postos da rede pública quanto em clínicas particulares.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu