Língua Portuguesa: expressão da identidade da cultura de um povo

Língua Portuguesa: expressão da identidade da cultura de um povo
Diversidade da Língua Portuguesa

O quarto idioma mais falado no mundo, mais de 800 anos de história, conhecido por suas pronúncias ou vocabulários diferentes em constante transformação. Usado por mais de 260 milhões de pessoas como língua oficial, o português está presente em oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Estima-se que até 2050 o número de falantes do português aumente para 387 milhões, de acordo com informações das Nações Unidas. Somente no Brasil e em Portugal a língua é usada pela maioria da população, nos outros países é a língua do governo, da justiça, da educação etc., mas não é o idioma que se usa frequentemente pela maior parte da população.

No Brasil, em 2006 foi instituído o Dia Nacional da Língua Portuguesa, Lei nº 11.310, celebrado em 05 de novembro, em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor, orador, político e conhecido por ser um grande estudioso do nosso idioma, Ruy Barbosa.

Outras datas em que ocorrem comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona:

05 de maio

O Dia Internacional da Língua Portuguesa é comemorado em 05 de maio, oficializado em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

10 de junho

A data homenageia o poeta Luiz Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas. Foi instituída em 1981 por determinação da Assembleia da República de Portugal.

 

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu