Dia do Meio Ambiente: um dia para reflexão

Dia do Meio Ambiente: um dia para reflexão

5/6/2012 – Dep. Ricardo Izar escreve sobre a importância do Dia do Meio Ambiente

g n 9 6m4q 225x300 - Dia do Meio Ambiente: um dia para reflexão

No dia 05 de junho comemora-se o dia mundial do meio ambiente. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

A conferência de Estocolmo reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Em 1992 o Brasil foi sede de uma das principais reuniões já realziada no mundo sobre o tema. A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (também conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92) reuniu 108 chefes de Estado para buscar mecanismos que rompessem o abismo norte-sul preservando os recursos naturais da Terra.

Em 2012 o Dia Mundial do Meio Ambiente terá como tema: “Economia verde: você está incluido?”. Também neste ano o Brasil será a sede de uma das mais importantes reuniões sobre a questão ambiental, a Rio + 20.

A Conferência sobre Meio Ambiente Rio+20 comemora os 20 anos da Eco 92 e tratará de temas como: a) mudanças climáticas, b) desastres naturais e conflitos; c) gestão e governança ambiental, d) resíduos sólidos, e) maior eficiência do sistema produtivo, com ênfase na redução do consumo, re-uso e recliclagem, f) sustentabilidade e economia verde, g) questão energética e energia limpa entre outros.

Nesta data não podemos deixar de pensar nos desastres ecológicos que têm ocorrido em nosso planeta, no desmatamento da Amazônia, ou ainda, na intensa alteração climática mundial. Com efeito, devemos ter consciência da gravidade do impacto ambiental causado pela nossa civilização.

A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta.

Como parte do meio ambiente, não podemos esquecer da fauna brasileira que é uma das mais ricas em váriedades de espécies no planeta. Infelizmente, a cada ano o tráfico de animais silvestres tem levado a extinsão diversas espécies. Práticas cruéis como o abandono entre outras formas de maus tratos também continuam muito presentes em nossos dias ameaçando e trazendo sofrimento à vida dos animais.

É dever de cada um de nós fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, tendo em vista o equilibrio do Meio Ambiente previsto em nossa constituição federal e o desenvolvimento sustentável. É preciso que se invista em conhecimentos para aprendermos a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais, respeitando toda forma de vida.

Mais do que lamentar-nos pela atual situação ambiental, devemos lutar por aquilo em que acreditamos e fazer a nossa parte, esperando que nossos esforços comuns tenham êxito. Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais para gerações futuras.

Que o Dia Mundial do Meio Ambiente seja um dia de reflexão sobre o que podemos fazer pelo meio ambiente como cidadãos brasileiros e do mundo!

Dep. Federal Ricardo Izar ( PSD-SP)

Cadastre-se
 
 aqui

Conheça nossos ebooks para download gratuito

Deixe uma resposta

Fechar Menu