Projeto de Lei de autoria do Dep. Ricardo Izar tornará obrigatório o “teste da linguinha”

Projeto de Lei de autoria do Dep. Ricardo Izar tornará obrigatório o “teste da linguinha”

11/4/2013 – Com a aprovação deste PL será possivel diagnosticar precocemente problemas como: sucção na amamentação, deglutição, e, posteriormente, a mastigação e a fala.

g n 134 1i7t 300x195 - Projeto de Lei de autoria do Dep. Ricardo Izar tornará obrigatório o "teste da linguinha"O Projeto de Lei 5146/2013 de autoria do Dep. Ricardo Izar dispõe sobre a obrigatoriedade da realização, em todo o território nacional, do teste da linguinha em recém-nascidos e a realização de cirurgia corretiva.

Com a aprovação deste PL será possivel diagnosticar precocemente problemas como: sucção na amamentação, deglutição, e, posteriormente, a mastigação e a fala.

De acordo com este projeto, os estabelecimentos hospitalares públicos e privados são obrigados
a realizar o protocolo de avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos.

O frênulo, que é uma pequena prega de membrana mucosa, conecta a língua ao assoalho da boca, possibilita ou interfere na livre movimentação da língua dos bebês, causando o desmame precoce, baixo ganho de peso, e, desta forma, comprometendo o desenvolvimento dos bebês.

Nesse sentido, o Dep. Ricardo Izar propôs este projeto de lei no intuito de tornar obrigatório o “teste da linguinha”, possibilitando identificar se os achados anatômicos podem comprometer a movimentação da língua e as funções orais.

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu