PROJETO DE RICARDO IZAR QUE OBRIGA O TESTE DA LINGUINHA EM RECÉM-NASCIDOS AGORA É LEI

PROJETO DE RICARDO IZAR QUE OBRIGA O TESTE DA LINGUINHA EM RECÉM-NASCIDOS AGORA É LEI

7/7/2014 – O Projeto de Lei 5146/2013, de autoria do deputado Ricardo Izar (PSD/SP), que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização, em todo o território nacional, do teste da linguinha em recém-nascidos e a realização de cirurgia corretiva foi sancionado no Senado Federal em maio deste ano.

g n 173 7w5b - PROJETO DE RICARDO IZAR QUE OBRIGA O TESTE DA LINGUINHA EM RECÉM-NASCIDOS AGORA É LEI

O Projeto de Lei 5146/2013, de autoria do deputado Ricardo Izar (PSD/SP), que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização, em todo o território nacional, do teste da linguinha em recém-nascidos e a realização de cirurgia corretiva foi sancionado pela presidente, no último dia 20. A proposta passará a vigorar em 180 dias da data de publicação.

O deputado explica que o teste da linguinha é tão importante para os bebês como os testes da orelhinha, de Apgar, do pezinho e do olhinho, por atingir diretamente no desenvolvimento e qualidade de vida em todas as fases de crescimento. “Ele é capaz de diagnosticar a presença da anciloglossia (popularmente conhecida como língua presa) e o grau de limitação dos movimentos causado por ela, o que pode comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e fala”, esclarece.

Izar criou o projeto por sugestão dos membros da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Associação Brasileira de Motricidade Orofacial e Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Para conhecer o PL na íntegra acesse o link abaixo:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1065466&filename=PL+5146/2013

Cadastre-se
 
 aqui

Conheça nossos ebooks para download gratuito

Deixe uma resposta

Fechar Menu