“Transparência e Fiscalização Pública” concedido pela Câmara dos Deputados, reforça o compromisso de todo brasileiro com a democracia

O Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, afirmou que o prêmio “Transparência e Fiscalização Pública” concedido pela Câmara dos Deputados, reforça o compromisso de todo brasileiro com a democracia, principalmente no processo de fiscalização e vigilância dos atos públicos.

A observação foi feita durante a sessão solene, nesta terça-feira (05/11), para a entrega dos prêmios aos homenageados desse ano que foram o procurador da República em Campinas (SP), Áureo Marcus Makiyama Lopes, na categoria governamental, e o presidente da Tractebel Energia, Manoel Arlindo Zaroni Torres, na categoria sociedade Civil. Também foram escolhidos patronos das categorias, respectivamente,
o ex-deputado federal Ricardo Izar (1938-2008) e ao ex-ministro da agricultura Dejandir Dalpasqual.

Para Adams, o prêmio estimula a participação das pessoas no processo democrático. “Com a premiação, o Congresso está reafirmando o compromisso da necessidade que é presente em todo o momento em uma sociedade democrática da eterna vigilância de todos os cidadãos e da participação”, destacou.

O ministro ressaltou que a fiscalização e a transparência são uma garantia constitucional. “Eu acredito que esse prêmio representa o que obtivemos de mais importante na nossa democracia brasileira, que se reafirma na nossa Constituição de 25 anos, a nossa Constituição-Cidadã, assim como narra o nosso saudoso Ulysses Guimarães”, reforçou.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, falou da a importância das atividades dos órgãos de controle para assegurar a transparência do setor público. “Com o prêmio, estamos plantando sementes que a Câmara quer ver espalhadas em nome de um Brasil mais rico e justo”, disse.

Premiação
O objetivo da premiação, idealizado pela intenção da Comissão de Fiscalização Financeira, é reconhecer e homenagear o trabalho de pessoas e entidades com a atividade de fiscalizar o governo e órgãos públicos. Os candidatos ao prêmio são indicados pelas comissões da Câmara. A intenção é estimular inciativas que contribuam para ampliar a transparência e o controle de atividades no setor público.

Matéria completa em:
http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo=259888&id_site=3 

Conheça nossos ebooks para download gratuito

Deixe uma resposta

Fechar Menu