Como conseguir cadeira de rodas pelo SUS

Como conseguir cadeira de rodas pelo SUS

A Secretaria de Saúde do Estado, possui um programa de atenção integral a saúde da pessoa com deficiência, que compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.
Para que o usuário tenha acesso aos serviços de reabilitação física é necessário que ele faça a inscrição na secretaria de saúde de seu município.

cadeirante dentro do onibus - Como conseguir cadeira de rodas pelo SUS
Foto: Divulgação

Para fazer a inscrição o paciente ou alguém responsável por ele deverá levar a sua secretaria municipal de saúde, cartão SUS, cópia de documentos de endereço e prescrição(de órtese/ próteses ou reabilitação) de um profissional da Rede SUS.

Para conseguir uma doação de cadeira de rodas é necessário:
1°- Ir ao posto de saúde do SUS
2°- Pedir ao medico um laudo determinando a necessidade de ter uma cadeira de rodas para livre locomoção,
3°- Com o laudo em mãos procure a secretária da saúde de sua cidade e explique que você tem o pedido da cadeira de rodas feito pelo médico.

IMPORTANTE:
As cadeiras motorizadas são oferecidas apenas para as pessoas que NÃO CONSEGUEM SE EMPURRAR SOZINHAS. Tendo em vista que, se alguém consegue se empurrar e começa a usar uma cadeira motorizada, essa pessoa tende a perder a musculatura dos braços e acaba se prejudicando com o tempo.
Outra questão que também é avaliada, é o local em que o cadeirante mora. Se a casa do cadeirante tem escadas, é impossível de chegar na cadeira de rodas, a motorizada não é oferecida pelo motivo de ser muito pesada e difícil de ficar carregando “para cima e para baixo” toda vez que o cadeirante for sair de casa. Segue em anexo a portaria:

Associação Pró Cura da ELA

Cadastre-se  aqui

2
Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Ricardo Izar Recent comment authors
newest oldest most voted
Benedito Donisete Alemão Packer

Quando estive no CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA,tinha proposto a presidente DILMA,estudos com relação a obesidade mórbida também ser considerada deficiência,acredito ser nacessario retomar essa discussão,fica como sugestão ao nobre RICARDO.

Ricardo Izar
Ricardo Izar

Boa tarde Benedito, tudo bem ?
A obesidade mórbida deve sim ter atenção especial. Estarei analisando sua sugestão e verificando o que podemos fazer. Um abraço!

Fechar Menu