Como conseguir cadeira de rodas pelo SUS

Como conseguir cadeira de rodas pelo SUS

A Secretaria de Saúde do Estado, possui um programa de atenção integral a saúde da pessoa com deficiência, que compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.
Para que o usuário tenha acesso aos serviços de reabilitação física é necessário que ele faça a inscrição na secretaria de saúde de seu município.

cadeirante dentro do onibus - Como conseguir cadeira de rodas pelo SUS
Foto: Divulgação

Para fazer a inscrição o paciente ou alguém responsável por ele deverá levar a sua secretaria municipal de saúde, cartão SUS, cópia de documentos de endereço e prescrição(de órtese/ próteses ou reabilitação) de um profissional da Rede SUS.

Para conseguir uma doação de cadeira de rodas é necessário:
1°- Ir ao posto de saúde do SUS
2°- Pedir ao medico um laudo determinando a necessidade de ter uma cadeira de rodas para livre locomoção,
3°- Com o laudo em mãos procure a secretária da saúde de sua cidade e explique que você tem o pedido da cadeira de rodas feito pelo médico.

IMPORTANTE:
As cadeiras motorizadas são oferecidas apenas para as pessoas que NÃO CONSEGUEM SE EMPURRAR SOZINHAS. Tendo em vista que, se alguém consegue se empurrar e começa a usar uma cadeira motorizada, essa pessoa tende a perder a musculatura dos braços e acaba se prejudicando com o tempo.
Outra questão que também é avaliada, é o local em que o cadeirante mora. Se a casa do cadeirante tem escadas, é impossível de chegar na cadeira de rodas, a motorizada não é oferecida pelo motivo de ser muito pesada e difícil de ficar carregando “para cima e para baixo” toda vez que o cadeirante for sair de casa. Segue em anexo a portaria:

Associação Pró Cura da ELA

Cadastre-se  aqui

5
Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
4 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Rosa Avelina Seoane AlvarezJOSE ANDERSON BEZERRA DE SOUSARicardo Izar Recent comment authors
newest oldest most voted
Benedito Donisete Alemão Packer

Quando estive no CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA,tinha proposto a presidente DILMA,estudos com relação a obesidade mórbida também ser considerada deficiência,acredito ser nacessario retomar essa discussão,fica como sugestão ao nobre RICARDO.

Ricardo Izar
Ricardo Izar

Boa tarde Benedito, tudo bem ?
A obesidade mórbida deve sim ter atenção especial. Estarei analisando sua sugestão e verificando o que podemos fazer. Um abraço!

Delmajordao

Quero agradecer desejo muito ganhar uma cadeira motorizada

JOSE ANDERSON BEZERRA DE SOUSA
JOSE ANDERSON BEZERRA DE SOUSA

Meu filho presiza de cadeira de rodá especial eli não falá não andá si alimenta péla sondá tem parelezia selebral

Rosa Avelina Seoane Alvarez
Rosa Avelina Seoane Alvarez

TENHO PROBLEMAS FÍSICOS DE LOCOMOÇÃO E FORÇAS NAS PERNAS E BRAÇOS ,RECEBO APENAS UM SALÁRIO MÍNIMO NÃO TENHO CONDIÇÕES DE COMPRAR UMA CADEIRA MOTORIZADA , SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO MUITÍSSIMO .GOSTEI MUITO DO QUE ESTÁ FAZENDO PELOS DEFICIENTES FÍSICOS

Fechar Menu