Deputado Ricardo Izar defende mais inclusão e ampliação de leis para pessoa com autismo.
O deputado federal Ricardo Izar defendeu hoje, dia mundial de conscientização do autismo, ampliação de leis que protejam, incluam e garantam cidadania plena a pessoa com autismo – uma ação que começaria, segundo o parlamentar, pela criação de serviços exclusivos para atendimento da pessoa com autismo, hoje inseridas no contexto dos centros de referências para pessoas com deficiência.
“O autista tem necessidades específicas, que devem ser acolhidas e tratadas de forma específica”, defendeu Ricardo Izar, apontando o caráter multidisciplinar das terapias.
Com trajetória focada nas demandas da saúde, o deputado recomendou recentemente – na condição de relator da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal – a aprovação do substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ao Projeto de Lei 6575/16, que obriga a coleta de dados e informações sobre autismo nos censos demográficos a partir de 2018.
“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Portanto, daqui a dez anos toda família vai ter um autista e a gente precisa preparar a sociedade para recebê-los”, argumentou o parlamentar.
Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!