Cuidado com a saúde deve ser maior durante o Inverno

Cuidado com a saúde deve ser maior durante o Inverno
frio_sao_paulo

É chegado o Inverno, a estação mais fria do ano. É também chegado o período em que mais cresce o número de infartos e de doenças respiratórias. Para não cair na armadilha de se descuidar e ficar doente, confira algumas dicas que vão reforçar a sua saúde!

É muito importante beber bastante líquido e manter-se sempre hidratado. A sensação de diminuição da sede não reduz a necessidade de beber água. A quantidade média indicada é de cerca de 2 litros ao dia, independentemente da estação do ano. Bebidas como o chá verde podem colaborar para a hidratação, mas atente-se à temperatura: o limite recomendável é de 65ºC.

Algumas doenças se agravam no clima seco e frio, como gripes, resfriados, dor de ouvido, asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite. Por isso, é importante arejar sempre a casa, pois o Sol e o ar evitam que vírus e bactérias se proliferem. Para quem tem problemas respiratórios, é essencial manter as roupas de cama limpas, retirar o pó da mobília e limpar o chão com pano úmido. Durante esse período, inclusive, o Ministério da Saúde reforça as campanhas de vacinação contra a gripe.

Cresce também o número de infartos e AVC. O aumento é na média de 30% e 20%, respectivamente. Isso acontece porque o organismo faz de tudo para manter o calor interno do corpo. De tal forma, quando as terminações nervosas da pele se ressentem com o frio, o nosso metabolismo se prepara para evitar a perda de calor para proteger o funcionamento de órgãos vitais internos. Isso faz com que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraiam e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue.

Idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentários precisam redobrar os cuidados. E mesmo quem não pertence a esses grupos deve evitar a exposição prolongada ao frio intenso e o choque térmico causado pelas quedas bruscas de temperatura. Evitar banhos com água muito quente e exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio podem ser uma boa pedida.

Manter-se agasalhado sempre é uma forma de se cuidar. Além de se aquecer, procure no seu guarda-roupa aquele cobertor ou moletom que você já não usa mais e participe de campanhas para ajudar quem passa frio!

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu