Vacinação: a importância da imunização na prevenção de doenças

Vacinação: a importância da imunização na prevenção de doenças
Vacinação

A vacinação é fundamental na prevenção de doenças infecciosas e a principal maneira de evitar surtos, sobretudo durante a infância e a terceira idade, fases em que a imunização é mais importante.

Reconhecido internacionalmente e referência na saúde pública para vários países, o Programa Nacional de Imunização (PNI) é um amplo programa de imunização que disponibiliza vacinas gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Criado em 1973, fortaleceu a função do Ministério da Saúde na coordenação das ações de vacinação, assegurou a uniformidade do calendário vacinal, a introdução sustentável de novas vacinas, a padronização técnica, bem como a adoção de estratégias inovadoras como a combinação de vacinação de rotina com campanhas de vacinação.

Responsável pela organização da política nacional de vacinação da população brasileira, o PNI está em constante evolução e modernização. Hoje oferece 43 produtos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas, contribuindo na redução da morbidade e mortalidade por doenças transmissíveis.

As campanhas e ações de vacinação são essenciais na eliminação de doenças no Brasil, garantindo vacinas seguras e eficazes, principalmente com foco nos grupos populacionais como crianças, adolescentes, adultos, idosos e indígenas. Além disso, o PNI promove a equidade, possibilitando que municípios mais pobres cumpram o calendário vacinal de acordo com o previsto em todo o País.

No entanto, números do PNI registram que o Brasil não tem atingido a meta de imunização nos últimos anos. A pior taxa de vacinação dos últimos doze anos foi apontada em 2016. A poliomielite foi erradicada em 1989 e, atualmente, o país lida com uma ameaça de retorno da circulação da doença. Após a baixa adesão à campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, o Ministério da Saúde está avaliando a opção de tornar obrigatória a vacinação das crianças no Brasil.

Em ação, o Ministério da Saúde alerta “Não deixe que doenças já erradicadas no país voltem. Vacine-se”, recomenda não dar atenção às notícias falsas sobre vacinas e garante que a vacinação é segura. Doenças que atingiam o Brasil e o mundo deixaram de ser um problema de saúde pública em função da imunização massiva da população.

Conheça o Calendário Nacional de Vacinação, que disponibiliza 19 vacinas para mais de 20 doenças e contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

Cadastre-se  aqui

1
Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Lenita Fonseca Casemiro Recent comment authors
newest oldest most voted
Lenita Fonseca Casemiro
Lenita Fonseca Casemiro

Sim toda a vacinação é necessária eu só não confio na da gripe pque ali interiorçamento já teve casos de tomarem e passarem muivo mal.e nem a da raiva acho que ainda falta algum estudo teve tb casos de cachorros serem vacinados após uma semana morrerem

Fechar Menu