Dep. Ricardo Izar participa da Rio + 20 e visita as instalações da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro

Dep. Ricardo Izar participa da Rio + 20 e visita as instalações da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro

22/6/2012 – No dia 21/06 o Dep. Ricardo Izar esteve presente na Rio + 20 e conversou com protetores dos animais sobre políticas públicas à convite da WSPA e aproveitou para conhecer as instalações da Sepda/RJ.

g n 70 1d8h - Dep. Ricardo Izar participa da Rio + 20 e visita as instalações da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro

Na última quinta-feira, 21, o Dep. Ricardo Izar, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais do Congresso Nacional esteve presente na Rio + 20 e participou de uma conversa com protetores dos animais a convite da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) na Cúpula dos Povos.

Na conversar, os protetores colocaram as demandas e os problemas enfrentados no que diz respeito à proteção e defesa dos animais no Brasil e sobre a necessidade e importância de parlamentares darem maior atenção ao tema e demonstraram grande satisfação em poder contar com a colaboração do Dep. Ricardo nesta luta. O Dep. Ricardo Izar comentou sobre os projetos de lei de sua autoria relacionados com o tema e contou sobre seu engajamento e luta no Congresso Nacional e, como Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, tem lutado para a aprovação de projetos e programas em todo território nacional para a proteção e sanidade, tanto da fauna domesticada quanto da silvestre e também para que ocorra maior rigor na punição dos agressores em todos os casos de maus tratos aos animais e no tráfico da fauna silvestre.

A Médica Veterinária da WSPA, Dra Rosangela Ribeiro, apresentou os projetos da ONG e comentou sobre o engajamento da Sociedade Mundial de Proteção Animal, tanto no Brasil como pelo mundo, e sobre à solicitação da inclusão de temas sobre bem-estar dos animais na pauta dos assuntos discutidos na Rio + 20.

Nas palavras do Dep. Ricardo Izar: “Uma conferência que trata de temas ambientais de extrema importância e relevância não apenas para o Brasil, mas para o mundo todo como a Rio+20, não pode deixar de incluir assuntos relacionados à proteção e defesa dos animais em suas discussões.

Fiz questão de participar hoje deste momento aqui na Cúpula dos Povos juntamente à WSPA e aos protetores, pois somente com o engajamento em conjunto com a sociedade civil e sociedade civil organizada seremos capazes de produzir as mudanças que necessitamos vivenciar em nosso país e que os animais tanto precisam.

O Brasil é um dos países com maior diversidade de fauna, mas infelizmente esta variedade tem sofrido um declínio e muitas espécies já foram extintas e várias outras se encontram em perigo de extinção devido ao tráfico e desmatamentos ilegais. Precisamos de leis que punam com maior severidade o tráfico de nossa fauna e a fiscalização pelos órgãos responsáveis precisa ser realizada com maior rigor. A fauna urbana necessita de políticas públicas em diversos aspectos, entre os quais, que protejam os animais contra toda forma de maus tratos, inclusive o abandono e para o controle populacional e sanidade.

Parabenizo o excelente trabalho que a WSPA tem realizado há muitos anos no Brasil e pelo mundo. Agradeço imensamente o convite de participar deste bate-papo com os protetores e agradeço também à amiga e parceira Edna Maria Telles pelo engajamento nesta luta. Precisamos aproveitar momentos como este, em que a sociedade e os governos estão voltados para discussões ambientais e o Brasil sedia um dos eventos de maior importância mundial sobre o tema, que é a Rio + 20 e conscientizar sobre as falhas que ainda existem na legislação brasileira sobre os direitos dos animais. Tenho trabalhado arduamente para defender e mostrar a importância da implementação de políticas públicas de saúde e proteção aos animais em nossa nação. Chegará o dia em que o Brasil será conhecido e reconhecido internacionalmente por ser um país que respeita e protege a vida de seus animais.”

O parlamentar, que é autor do Projeto de Decreto Legislativo 225/11 que trata sobre a realização de um plebiscito para a população decidir sobre a utilização da energia nuclear no Brasil, aproveitou sua visita na Cúpula dos Povos para conhecer a tenda antinuclear organizada pela equipe da “Coalizão por um Brasil livre de usinas nucleares”.

Sobre a economia verde, um dos principais assuntos discutidos na Rio + 20, entre os projetos de autoria do Dep. Izar, estão os projetos de lei 3623/12 e 3422/12 que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre a comercialização no mercado interno de equipamentos e painéis solares cuja finalidade seja a geração de energia solar e isenção do IPI incidente sobre a comercialização no mercado interno de equipamentos, pás e torres cuja finalidade seja a geração de energia eólica, respectivamente.

Visita às instalações da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro

Na parte da manhã da quinta-feira, o Deputado esteve reunido com o Secretario Luiz Gonzaga Leite da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) visitando as instalações onde está sendo construído o novo gatil municipal. No espaço, além do abrigo dos animais haverá um centro cirúrgico para a realização de castração dos felinos e atendimento clínico. O local será inaugurado na terça-feira, 26/06.

Matéria completa em:
https://www.ricardoizar.com.br/galeria.asp?materia=21 

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu