Inauguração do Espaço Deputado Ricardo Izar – Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Inauguração do Espaço Deputado Ricardo Izar – Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

11/5/2012 – A homenagem foi uma iniciativa do presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Deputado José Carlos Araújo, elaborado como forma de reconhecimento à conduta exemplar do homem público que Ricardo Izar manteve durante toda a sua vida política.

g n 57 1j8m 300x200 - Inauguração do Espaço Deputado Ricardo Izar - Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

No dia 09/05 o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar inaugurou o espaço Deputado Ricardo Izar, nome dado ao espaço físico onde funciona o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

A homenagem foi uma iniciativa do presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar Deputado José Carlos Araújo, autor do Projeto de Resolução 132/08, aprovado em votação simbólica e que foi elaborado como forma de reconhecimento à conduta exemplar do homem público que Ricardo Izar manteve durante toda a sua vida política.

Ressaltando a presença dos familiares do saudoso Dep. Ricardo Izar: Sra. Marisa Izar, Luciana Izar e o Dep. Ricardo Izar Jr, o Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Dep. Federal José Carlos Araújo, comentou:

“Foi aprovado por esta casa o Projeto de Resolução que deu o nome de Ricardo Izar ao espaço físico onde funciona o Conselho de Ética .O Dep. Ricardo Izar presidiu por dois mandatos o Conselho de Ética e esta é uma homenagem justa, porém pequena em relação ao trabalho que ele prestou a esta casa e para o Brasil.

Dep. Ricardo Izar Jr, gostaria de dizer que compartilhei a vida pública com o Dep. Ricardo por 6 anos. Com ele aprendi muito e hoje, na presidência deste conselho, tenho tentado imita-lo. Não sei se tenho conseguido, mas ele foi um exemplo para este conselho e para todos os deputados, por isso, sua família e V.Exa tem muito do que se orgulhar do pai, do marido que esteve à frente deste Conselho.

Portanto, quero parabenizar à V.Exa e toda a sua família! O Dep. Ricardo Izar foi embora muito cedo, mas onde estiver, está vendo que nós estamos tentando fazer justiça ao seu nome”, nas palavras do atual Presidente do Conselho.

O Deputado Federal Ricardo Izar Jr. integrante do Conselho de Ética, ressaltou: “Para mim e para a minha família é motivo de orgulho participarmos dessa homenagem. Ele fez um trabalho de 40 anos ao longo da sua vida pública, sempre com uma imagem limpa, um homem probo, sem nenhuma mancha no nome. E isso, para nós, significa orgulho”.

Ricardo Izar Jr recordou que seu pai presidiu o Conselho de Ética justamente nos momentos da maior crise política da nossa história. “Durante o Mensalão e o Sanguessugas, ele dirigiu os trabalhos de maneira séria, justa e transparente e, acima de tudo, independente.

Infelizmente eu sempre via meu pai angustiado com a decadência de parte do Congresso Nacional. Na época, o Conselho julgava os envolvidos, ia para o plenário e lá eles eram absolvidos por causa do voto secreto.

Um dos motivos que tirou a vida dele foi a angústia de ter que julgar os próprios pares. Onde o seu espírito se encontra agora, deve estar muito feliz com a homenagem. A minha presença no Conselho de Ética é uma homenagem ao meu pai, uma continuidade no trabalho que ele plantou por tanto tempo”, afirmou o Dep. Ricardo Izar Jr.

————————————————-

Ricardo Izar morreu em 2 de maio de 2008, quando exercia pela segunda vez a presidência do Conselho de Ética. Foi considerado um dos parlamentares mais ativos da Câmara dos Deputados e eleito por duas vezes consecutivas, Presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Ricardo Izar exerceu seis mandatos como Deputado Federal. Foi Deputado Estadual durante quatro legislaturas consecutivas, sendo considerado, em todo período, um dos mais atuantes tanto na Assembleia Legislativa de São Paulo, quanto do Congresso Nacional. No primeiro período em que foi presidente do Conselho, conduziu a análise de 108 processos movidos contra parlamentares por quebra do decoro parlamentar.

O espaço Ricardo Izar fica no anexo 3 da Câmara, próximo ao corredor das comissões.

Matéria completa em:
https://www.ricardoizar.com.br/galeria.asp?materia=13 

Cadastre-se  aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu